Na primeira viagem internacional após o início da pandemia, o reitor Vahan Agopyan visitou universidades e instituições de pesquisa do México. O resultado desse esforço foi a assinatura de um acordo inédito entre a USP e o Senado do México, incentivando a cooperação acadêmica, especialmente em relação aos desafios enfrentados pelas cidades: segurança, meio ambiente e verde urbano, gênero, mobilidade e educação.
A oportunidade de se reunir com as Comissões de América Latina e Caribe e de Ciência e Tecnologia do Senado mexicano surgiu por intermédio da senadora Beatriz Paredes, que foi embaixadora do México no Brasil e titular da Cátedra José Bonifácio da USP, em 2017. “É muito interessante constatar como representantes de diferentes posicionamentos políticos se preocupam com o desenvolvimento científico do seu país e se unem para apoiar as universidades e incentivar trabalhos conjuntos da Unam com a USP”, ressaltou o reitor Vahan Agopyan.
Na sessão plenária em que foi realizada a assinatura da carta de intenções, Agopyan e o assessor da Reitoria, Gerson Damiani, também foram homenageados pelo parlamento mexicano pela dedicação em prol da comunidade acadêmica, intelectual e social.